Este postal foi originalmente publicado no blogue do projecto nosso irmão, o Ofício.
A propósito do trabalho que o Ofício fez para a Velo Culture, a ilustração Bicicletas Bonitas desenhada pelo Miguel Moreira, vamos contar um pouco da história da marca.
Há quase uma década, criámos a Velo Culture, uma loja de bicicletas urbanas, focada no design, que abriu no início de 2012 em Matosinhos, em pleno Porto de Leixões. Depois, uns anos mais tarde, abriu também no centro do Porto, num espaço agora partilhado com o estúdio do Ofício.
Na altura, havia várias motivações para o fazermos. Começava-se a assistir a uma mudança de paradigma na forma como as cidades são vividas, a uma crescente preocupação com o impacto do consumo no ambiente e na saúde.
Pequeno filme realizado pelo Sidney Dore a sonorizado pelo João Bento Soares que explica as motivações da Velo Culture. Foi lançado na altura da abertura da loja no centro do Porto.
Entretanto, muita água passou debaixo da Ponte Móvel de Leixões e muitas voltas deu o pedaleiro da nossa bicicleta. A equipa é diferente, mas a oferta e a mentalidade são as mesmas. No manifesto da Velo Culture, escrito em 2017 na altura do lançamento de um novo site, podemos ler o seguinte:
Para fazermos a diferença nestas duas áreas (ambiente e mobilidade), procuramos sempre vender produtos adequados à função, concebidos para durar e feitos em pequena escala, preferencialmente na Europa ou cumprindo os standards éticos europeus. Por outro lado, assumimos com os nossos clientes o compromisso de manter o que vendemos sem encargos para além das peças a substituir.
Desde que começámos, em meados de 2011, temos procurado, de uma forma quase obsessiva, vender apenas bicicletas que garantem a melhor durabilidade para o seu nível de preço. Quem visita as nossas lojas já percebeu que nunca tentamos vender uma coisa só porque é cara, em vez daquela que vai servir melhor a sua função e acompanhar o cliente ao longo da vida. Não, não queremos vender mais. Queremos vender cada vez melhor.
Como é de se esperar, com este tipo de atitude, este negócio é encarado como uma maratona, que vive da fidelização, do passa-palavra, da consistência e de uma rede de clientes e amigos que apoiam o crescimento lento mas sustentável da marca.
A colaboração também está, desde os primeiros instantes, no âmago da Velo Culture. Têm sido várias as colaborações que temos feito ao longo destes anos, como as que se refletem em novos produtos, as que dão origem a eventos e as que têm permitido criar e fazer evoluir a identidade da marca. Tal como esta última com o Ofício, que resultou numa nova linguagem gráfica concebida pelo Miguel Moreira, que criou um padrão de peças de bicicleta, representando cada uma delas uma letra do mote “Bicicletas Bonitas”, a assinatura da marca. Este trabalho foi materializado num poster, postais e autocolantes.
Video realizado e sonorizado pelo João Bento Soares. Celebra o nosso bairro e a colaboração com a OSOB que resultou na construção de uma bicicleta de carga.
Algumas das colaborações: O Editorial, Bodyspace, Feelflows surfboards, Saber Fazer, OSOB, Titan (Valdemiro), Titan (Valdemiro), Vasco Mourão (Velo Culture + Manifesto). Podes conhecer cada uma delas com detalhe nesta página.
Este trabalho, que agora mostramos, representa também a concretização de uma ideia que começou em 2012, com o logo então desenhado pelo Zé Peneda (que também criou o logo e chapa de testa Titan) e que é, para nós, um activo importante da marca. Já muita coisa mudou e evoluiu na nossa forma de pensar e estar, mas ainda gostamos tanto deste trabalho como quando ele nos foi mostrado pela primeira vez.
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