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A CERVEJA EXTRAVASA O COPO

Convidámos o Diogo Abreu para escrever na Gazeta do Ciclista a propósito da colaboração fraterna com o pessoal da OPO 74, que deu um primeiro passo tímido no evento de lançamento da Loja na Oficina da Dome Ethical Store e agora um segundo, mais convicto, com a tomada de assalto da nossa montra durante a Porto Beer Fest do Palácio de Cristal. O Beer Fest é esta semana e é um evento a não perder, tanto nos Jardins do Palácio, como na nossa montra, porque o frigorífico está atestado. Este é o seu primeiro artigo.

Texto: Diogo Abreu. Fotografia: Velo Culture

Cerveja, o milenar lubrificante social. A efervescente arma de diversão em massa. Uma saborosa e ténue redução do desconforto metafísico do existir.

A cerveja, obviamente quando dentro dos parâmetros razoáveis, é uma bebida incrível. Todavia, não obstante as suas espirituosas aptidões, tem sido, nas últimas décadas e à semelhança de outros alimentos, maltratada por uma bruta industrialização e pela ditadura dos mercados. Em muitos casos transformou-se num despido líquido amarelo, uma espécie de refrigerante para adultos.

Há aproximadamente três anos começámos um caminho com a OPO 74 com a ideia de revolucionar modestamente a cultura cervejeira nacional. Ingredientes baratos e marketings caros não fazem parte da fórmula. Para nós, o caminho é precisamente na direcção oposta. E o propósito é simples: fazer cerveja. Cerveja de verdade. Chamem os outros qualquer outra coisa ao que andam a fazer, há anos a fio, de forma repetitiva e frenética. É de uma forma descomplicada mas frontal que lutamos pela verdade e pelo sabor, um gole de cada vez.

Quando produzida sem artimanhas ou atalhos, a cerveja incita toda uma cultura contemporânea. Uma cultura nova, mas não tão inovadora quanto isso. Um sábio regresso às raízes, à simplicidade. Acreditamos que esta tem sido uma forma de estar cada vez mais evidente e transversal na nossa cidade. Temos, felizmente, encontrado outras pessoas interessadas em “desacelerar”, em repensar o consumo e a sua influência no contexto global. Pessoas que premeiam, através do seu poder de compra, certos princípios éticos e valores nas mais diversas áreas.

A existência de projectos como o da Velo Culture é para nós uma feliz notícia* . Mais do que bicicletas, é um projecto que celebra a mudança por intermédio de um veículo transportador não só de pessoas como também de crenças, expectativas e filosofias. Da mesma forma que celebramos em cada copo a nossa bebida de eleição, na Velo Culture celebra-se em cada pedalada certas idiossincrasias e uma singular forma de viver a cidade. Razões suficientes para fazer sentido uma colaboração entre as duas marcas. Uma tentativa conjunta de equilibrar as vicissitudes urbanas.

A cerveja extravasa o copo. Por vezes até pedala pela cidade rumo a uma cultura de consumo mais justa e consciente. A OPO 74 pretende informalmente ser, além de uma saborosa hidratação para os ciclistas mais descontraídos, também um divertido aliado ao projecto geral e oculto do Velo Culture**. Novos episódios em breve.

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*N.E. – ficámos tão comovidos que até se nos entupiu o nariz.

** N. E. – opá, projecto oculto! Aqui ficámos um pouco assustados com nós próprios.

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