Categories: Destaques

CORREIO DA GAZETA DO CICLISTA: LUIS

Londres, 2012

O Luís Guedes de Carvalho inaugura uma nova secção aqui no blogue, onde iremos publicar alguns dos postais e respostas que nos chegam à caixa de correio, especialmente nos dias que se seguem ao envio de cada edição da Gazeta do Ciclista.

“Tenho visto de forma algo cética a evolução da indústria automóvel para a “mobilidade elétrica”, com um grande incentivo do Estado, que de uma forma geral já se estendeu a quase todas as marcas do mercado.  No entanto, julgo que pouco se tem estudado o real impacto desta indústria nos recursos naturais, e que mais tarde ou mais cedo se virá a verificar que esta fase é, na realidade, mais uma oportunidade de negócio para a indústria automóvel, do que propriamente para a efetiva sustentabilidade da mobilidade, que se anuncia. 

Pelo contrário, a mobilidade em bicicleta (sobretudo a clássica, não apoiada por motor elétrico), associada a um ordenamento do território e das cidades mais esclarecido, pode ter impactos bem mais significativos na sustentabilidade e até na saúde pública. Por essa razão, entendo que esta indústria, mas sobretudo os cidadãos que usam a bicicleta nas suas deslocações diárias de trabalho e dia a dia, devem, se forem apoiados (através de incentivos/ subsídios) ter um impacto bem mais significativo neste campo. Isso poderá trazer uma mudança radical no uso diário de bicicletas, com um número muito maior de pessoas a aderirem a este modo de locomoção.

Com a evolução tecnológica que temos verificado, parece-me ser relativamente simples avançar com um sistema de quantificação de quilómetros percorridos diariamente por cada ciclista, que se traduziriam num incentivo fiscal. O que se poderá fazer neste sentido? Já alguma vez debateram ou tiveram informações sobre este assunto, ou algum semelhante?

Esta medida, mesmo que cheia de boas intenções, não serve nenhum grande “lobby” e por essa razão poderá não passar deste email, em forma de desabafo.

Com os meus melhores cumprimentos, desejo os maiores sucessos e votos de um Bom Natal. 

Luís Guedes de Carvalho””

____________________________

Já que aqui estás:

Como sabes, é cada vez mais complicado para empresas pequenas e locais como a nossa chegar a todos os que têm interesse no que fazemos e escrevemos.

Uma forma excelente de não estares dependente dos humores algorítmicos das redes sociais para saber as novas dos duendes da Velo Culture, é subscrever a nossa newsletter. São dois emails por mês com um resumo do melhor que por aqui passou e mais algum conteúdo exclusivo. Os teus dados não serão utilizados para mais nada que não seja o envio da nossa Gazeta do Ciclista.

Email*

Recent Posts

FUNDO AMBIENTAL 2024: REEMBOLSOS ATÉ 1500€

Boas notícias para quem quer comprar bicicleta ainda este ano (e para quem já comprou):…

1 mês ago

UMA PELAGO HANKO NO MMM

Será que podemos afirmar que o ponto português mais próximo de Helsínquia é o MMM?…

1 mês ago

A BROMPTON DO VLADIMIR

Infelizmente, a Brompton Week está perto de terminar. Contudo, foi tão positiva que já há…

1 mês ago

BRONZE SKY: UMA BROMPTON P-LINE

A Brompton Week continua de vento em popa. Para os que sempre quiseram experimentar um…

2 meses ago

O FILIPE E A BROMPTON P-LINE

Em plena Brompton Week, eis que o Filipe veio levantar a sua nova Brompton. Trata-se…

2 meses ago

BROMPTON WEEK – DE 23/09 A 12/10

Quem passou pelo MMM na semana passada, pode ter dado caras com a surpresa que…

2 meses ago