DIÁRIO DE OFICINA: RECONHECER O POTENCIAL

Texto e fotografias: HSN3L

O João no outro dia apareceu com um achado, uma clássica francesa da qual ainda não conseguimos descobrir a marca. Quem souber algo mais ou consiga identificar o construtor, por favor envie mensagem.

Pela idade dos componentes apontamos para a década de 60, época dourada da “cena” do ciclismo francês, será que se poderá dizer do ciclismo em geral?

O quadro é bonito, e está direito. A pintura, que não é original, já viu melhores dias mas não envergonha.

Selim em pele Pryma ressequido (francês, pouco vulgar) . Isto depois de muito tempo a hidratar pode vir a ter alguma vida.

Parece que já não se desenham coisas assim.

Pedaleiro Stronglight “Competition No 55”, muito elegante, a precisar de limpeza e eventual nova cromagem. Ainda tem bastante vida. Os pratos, curiosamente, são Simplex.

Os Mafac Racer, travões que gosto muito! Fiquei muito bem impressionado pela qualidade de travagem numa Peugeot que em tempos tive. Infelizmente só temos um travão, o traseiro. Se alguém tiver um frontal no caixote da sucata, contacte por favor, que o João está comprador.

Infelizmente o guiador, que tem uma geometria clássica interessante, está empenado.

As clássicas manetes de estrada Mafac, ainda com as capas originais em estado aceitável.

O desenho dos cachimbos é delicioso. Serão uns Nervex?

O avanço é um Pivo 75 (crescent), muito elegante e em muito bom estado.

 

Os desviadores, que depois de completamente desmontados limpos e afinados devem ainda prestar um bom serviço, são Huret, sendo o traseiro da série Svelto e o frontal série 600.

É preciso alguma coragem para pegar num projecto de bicicleta quando neste estado. Basicamente tudo precisa de bastante tempo para apenas ficar funcional, mas eu que tenho um fraquinho por bicicletas clássicas, especialmente por francesas desta geração, não teria dúvidas em me atirar de cabeça!

Sendo assumido como um projecto a quatro mãos entre pai e filho, ainda melhor! Força João!

Este postal foi também publicado no blogue do HSN3L, aqui.

Recent Posts

PROVAVELMENTE A NOSSA COR PREFERIDA PARA UMA BROMPTON C-LINE

É engraçado. Parece que havia um acordo nunca falado nem posto no papel, que a…

2 semanas ago

BROMPTON G-LINE: A TODO O TERRENO

Maio começou da melhor maneira: com a chegada de mais um trunfo, ao baralho da…

1 mês ago

CAPRI BERLIN: A CAMPEÃ DE VENDAS, AGORA ELÉTRICA

As bicicletas elétricas estão por todo o lado — e com razão. As vantagens não…

2 meses ago

FUNDO AMBIENTAL 2025: ABERTURA AINDA ESTE MÊS

Boas notícias para quem comprou, ou pretender comprar, bicicleta em 2025. A ministra do ambiente,…

3 meses ago

NÓMADA #4: A MINI VELO

O Eurico passou no MMM à procura de uma bike "de estilo japonês". Mostrou-nos uma…

3 meses ago

RESTAUROS DE 2024: UM BREVE RESUMO

Esta entrada no blog começou por ser uma retrospetiva do ano transato, mas rapidamente transformou-se…

5 meses ago