Categories: Geral

Dois anos

Dois anos a encher o Porto (e o resto do País) de bicicletas bonitas.

Pois é. Há pouco mais de dois anos, ter uma loja de bicicletas ainda era um sonho.

Quando finalmente nos decidimos pôr mãos à obra, foram só uns mesinhos até abrirmos a primeira Megastore no Mercado de Matosinhos. Basicamente, a Velo Culture era só a actual frente de loja, meia dúzia de bicicletas e prateleiras meio vazias, tal como boa parte do edifício onde estamos.

Passados dois anos, que fazemos no próximo dia 7 de Janeiro, o balanço não podia ser melhor.

No primeiro ano, com um sucesso mediático fora de escala a puxar pela motivação, abrimos também a Megastore dos Anjos e criamos a oficina que se dedica fundamentalmente aos restauros. Das prateleiras meio vazias, passamos rapidamente a ter as prateleiras a transbordar de coisas boas.

O segundo ano foi bem mais trabalhoso e há uma ou outra coisinha que gostaríamos de destacar:

  1. A loja afirmou-se como o sítio para ir comprar bicicletas e acessórios clássicos, de viagem e de cidade, quando a preocupação é, para além de estética, a qualidade. O espaço já não chega para tanta coisa;
  2. A nossa oficina tem tido um sucesso que nunca poderíamos imaginar. Basta dar um cheirinho aqui, para ver parte do que o Grande Chefe Pedaleiro Moído tem feito;
  3. Alargamos muito e muito bem a nossa gama de produtos, criamos parcerias novas, ajudamos novas lojas com conceitos semelhantes a abrir pelo País fora. Lançamos os nossos quadros Titan e mudamos de imagem para uma coisa mais catita. Fizemos grandes amigos pelo caminho;
  4. Convencemos, definitivamente, várias dezenas de pessoas que a bicicleta é o melhor meio de transporte em ambiente urbano;
  5. Pela conversa dos nossos clientes, parece que estamos cá há décadas, mas só abrimos há 24 meses. O que, parecendo que não, também é um belo feito.

O Mercado também mudou nestas duas dúzias de meses: primeiro, a Menino e Moça do Sr. Adamastor e respectiva família, um ano mais tarde a Taberna Lusitana do João e do Paulo, uns meses depois a Comida de Rua da Isabel e do João (e da Mi e do Sr. Júlio Dinis) e logo a seguir o tascoso das duas Mafaldas, mais o Pedro, que trouxe as pernas da Super Girl para Matosinhos.

Já em Janeiro vamos ter o Sushi no Mercado do outro Pedro e o novo bar do Carlos, mais ou menos na altura em que a ESAD abre mesmo por cima de nós a sua incubadora de empresas, ao lado dos estúdios da Maria Gambina, Arquitectos Anónimos e Drop.

O melhor de tudo, é ver o Mercado com cada vez mais gente, tendo-se sempre tido o cuidado de o fazer a pensar nos operadores que já cá estavam antes de nós. Assim se evitou mais um shopping center, meio pseudo gurmé, meio pseudo pitoresco, destino de outros mercados aqui da zona.

Com tanta conversa já nos esquecíamos do mais importante: vai haver festa. Vai haver minis e bolos bons. E surpresas. Vai ser no dia 25 de Janeiro.

Recent Posts

FUNDO AMBIENTAL 2024: REEMBOLSOS ATÉ 1500€

Boas notícias para quem quer comprar bicicleta ainda este ano (e para quem já comprou):…

1 mês ago

UMA PELAGO HANKO NO MMM

Será que podemos afirmar que o ponto português mais próximo de Helsínquia é o MMM?…

1 mês ago

A BROMPTON DO VLADIMIR

Infelizmente, a Brompton Week está perto de terminar. Contudo, foi tão positiva que já há…

1 mês ago

BRONZE SKY: UMA BROMPTON P-LINE

A Brompton Week continua de vento em popa. Para os que sempre quiseram experimentar um…

2 meses ago

O FILIPE E A BROMPTON P-LINE

Em plena Brompton Week, eis que o Filipe veio levantar a sua nova Brompton. Trata-se…

2 meses ago

BROMPTON WEEK – DE 23/09 A 12/10

Quem passou pelo MMM na semana passada, pode ter dado caras com a surpresa que…

2 meses ago