‘O Editorial’ apresentou ontem a nossa mais recente colaboração. Trata-se de uma edição especial de uma bicicleta inspirada em todas as coisas bonitas a que o Álvaro Tavares Ramos nos tem habituado.
Aqui em baixo podem ler a entrevista que ele nos fez a propósito deste projecto que nos deixou assim meeeesmo orgulhosos.
—
O que torna especial a bicicleta O Editorial x Velo Culture?
A bicicleta foi pensada por nós e tivemos a preocupação de escolher peças e materiais de grande qualidade. Conseguimos controlar todo o processo porque toda a bicicleta foi montada por nós, peça a peça. O quadro é também fabricado em Portugal.
“O estilo da bicicleta é definido pelo quadro compacto, que é depois equipado com peças vocacionadas para uma utilização urbana intensiva.”
Escolhemos marcas com pedigree nisto das bicicletas urbanas. Os travões de cubo, as mudanças internas, as manetes de mudanças e travões e até o pedaleiro são da Sturmey Archer. O selim é um Brooks Cambium, em borracha natural e algodão orgânico impermeabilizado.
No final, a combinação de cores, com a geometria e estilo da bicicleta acabam por ser muito felizes. Claro que quando temos materiais bons, isso vai acabar por sobressair também.
Como acham que tem evoluído o ciclismo urbano em Portugal?
Lentamente, muito lentamente. Em 2010 – 2011 parecia-nos que ia haver um boom, um crescimento mais acelerado, mas o ritmo tem sido lento. As pessoas gostam demasiado dos seus carros e nos últimos 30 anos deixaram-se aburguesar. Com o regresso das pessoas ao centro das cidades, o que é evidente aqui no Porto, as coisas vão melhorar. Mas vai demorar bastante, se não houverem políticas públicas que tornem as coisas mais fáceis.
Quais os vossos percursos preferidos para pedalar?
Pedalar no Porto é sempre um prazer. Na zona de Matosinhos onde estamos, perto do Porto de Leixões, a cidade é perfeita para se usar a bicicleta, que é de longe o meio de transporte mais eficiente. A cidade é totalmente plana e funciona numa escala muito boa para quem anda de bicicleta. O carro aqui é um elemento estranho: não há estacionamento e as distâncias não justificam o tempo que se perde só para pôr e tirar o carro do sítio.
“Mas os percursos preferidos são naturalmente fora do Porto. Costumamos sair com as bicicletas de estrada para o Gerês ou para o Douro. São também muito bons os passeios matinais pelas marginais em direcção a sul, especialmente quando ainda está tudo a dormir e está aquela neblina linda.”
As bicicletas podem ser compradas na loja online do “O Editorial” ou então nas lojas Velo Culture do Porto e Lisboa, claro está.
As características desta bicicleta integralmente montada na nossa oficina são as seguintes:
Podem ver alguns detalhes também no ‘O Editorial’.
—
Nota: As fotografias foram tiradas pela Alice do Ofício.
Boas notícias para quem quer comprar bicicleta ainda este ano (e para quem já comprou):…
Será que podemos afirmar que o ponto português mais próximo de Helsínquia é o MMM?…
Infelizmente, a Brompton Week está perto de terminar. Contudo, foi tão positiva que já há…
A Brompton Week continua de vento em popa. Para os que sempre quiseram experimentar um…
Em plena Brompton Week, eis que o Filipe veio levantar a sua nova Brompton. Trata-se…
Quem passou pelo MMM na semana passada, pode ter dado caras com a surpresa que…