Categories: Destaques

O NOVO SÍTIO LIMPO E ASSEADO DO ABEL COENTRÃO

O nosso amigo Abel, que muitos de vocês conhecem do trabalho feito no jornal Público, criou um novo espaço para partilhar as suas ideias sobre mobilidade, bicicletas, urbanismo e tudo o que tenha a haver com aquilo que são as nossas cidades.

“Há muito que andava a procurar um espaço simples, asseado, onde juntar, em acesso aberto, algumas entrevistas e reflexões sobre urbanismo, cidades, espaço público e mobilidade. Textos que tenham, de alguma forma, sobrevivido ao dia em que foram publicados, e que mereçam esta agregação, em vez da diluição nas milhares de histórias interessantes que podemos encontrar no PÚBLICO, o jornal em que vinha, até Maio deste ano, escrevendo com regularidade. A estes respigos juntarei outros textos, alguns já escritos, outros que andam a viajar comigo, de bicicleta, à beira-mar, à espera de um gesto que lhes dê vida. Voltei a um espacinho noutra plataforma – www.abelcoentrao.pt – aberto há anos, mas vazio, para o começar a preencher com estas palavras: na esperança que suscitem, também elas, reflexões, debates, de preferência à mesa de um café, cara a cara, que esta vida ao ecrã cansa. A imagem de capa é uma homenagem, em torno desta fotografia com uma das minhas personagens, actor, realizador, favoritos, Jacques Tati, que vemos captado por Robert Doisneau, em 1949, quando gravava o filme Há Festa na Aldeia. Doisneau dizia, numa entrevista de vida, que ser um fotógrafo do quotidiano era um ato de desobediência, a que uma dose imensa de curiosidade o impelia. Da mesma forma, pôr em causa o nosso quotidiano, ter a curiosidade de desmontar as peças (os pressupostos) que o conformam, retratando as suas contradições e abrindo o debate a outros caminhos possíveis, é também um acto de desobediência, contra uma narrativa que nos diz, ao ouvido: trabalha e descansa, vive e consome, porque não há alternativa.”

O Abel é um cidadão com deficiência, que, aos 45 anos, passou a andar quotidianamente de bicicleta, ora com uma Elétrica (Kalkhoff Agattu,), ora com um modelo semelhante, mas convencional, quando não transporta uma criança ou muitas compras.

Email*

Recent Posts

SUMMER SALE 2024: PELAGO

No ano passado foi inédito, mas 2024 trouxe uma reedição. Chega o verão e a…

4 semanas ago

O TIAGO TROCOU O CARRO PELA LIMOUSINE

Depois de algumas dúvidas na configuração desta Bakfiets, eis o resultado final: uma e-cargo bike,…

1 mês ago

A MELISSA, A BRUNI E AS BROMPTON

As Brompton da Melissa e da Bruni A Melissa e a Bruni visitaram-nos na procura…

1 mês ago

A NÓMADA #2

Curioso escrever um texto sobre a Nómada #2, sem nunca ter escrito sobre a primogénita.…

2 meses ago

A TITAN #6.5

A Titan #6.5 Há uns anos, o duende cá da oficina terminou a Titan #6. Passado uns…

2 meses ago

OS POSTAIS DO LINO E DA BROMPTON

O Lino comprou uma Brompton e personalizou-a à sua imagem. Depois, foi em viagem e…

2 meses ago