O Sérgio, misteriosamente conhecido pela freguesia da Adega do Ciclista como “O homem que não tem um nome com três letras”, é o convidado desta semana para os “Favoritos” aqui da Gazeta.
O tema do “conjuntinho” é a polivalência, o que não deixa de ser paradoxal vindo de uma pessoa que tem quatro ou cinco bicicletas de estilo clássico “todas elas necessárias e imprescindíveis”. Enumerando: uma de estrada para viajar, outra de estrada para voltas mais longas, outra de estrada para voltas mais curtas, outra de estrada com um guiador de cidade e outra que não é de estrada, mas é de pista e roda fixa, que é também para a cidade. Só lhe falta mesmo uma bicicleta que sirva para tudo e mais alguma coisa.
—
Quadro Velo Orange Polyvalent MK3 – a geometria “low-trail” é desenhada para, como o nome indica, ser o mais polivalente possível, podendo desempenhar de forma eficiente funções de bicicleta citadina (aguenta com bastante peso frontal com porta-cargas frontal), estiradas de ciclo-turismo ou passeios longos com os amigos.
O objectivo não é competição, mas sim um compromisso feliz entre performance, conforto, capacidade de carga e resistência/durabilidade.
Como é que se consegue isso? Geometria adequada, rodas 650b com pneus de 32 a 38mm, tubagem em CrMolly 4130 ‘double butted’ (TIG), e claro, uma escolha criteriosa de componentes.
Guiador Velo Orange ‘Porteur’ – inspirado nos ‘Champs Elysées” que equipavam as clássicas René Herse, este guiador tem excelentes acabamentos e é bastante leve, sendo um dos que melhor acompanha o quadro Polyvalent na sua versão mais citadina e ‘up-right’.
Velo Orange Porteur Rack – Para tirar partido das características de comportamento “low-trail”, resta acrescentar um rack frontal. O Velo Orange Porteur permite de forma confortável transportar a mochila, o tote bag ou o que quer que seja desde que caiba na sua generosa base de transporte. Leve, inteiramente em aço inox polido é virtualmente indestrutível, não ganhando rachas como os de alumínio, nem ferrugem como os cromados.
Foco Schmidt Edelux – Cada vez há mais opções de focos frontais com leds de grande intensidade, mas o Schmidt Edelux continua a destacar-se pela sua construção e acabamento robusto em liga de alumínio 6082.
Cubos Dia-Compe ENE Touring – cubos em alumínio polido, falange alta clássica, rolamentos selados e acabamentos de qualidade. Não é preciso dizer mais nada, certo?
Boas notícias para quem quer comprar bicicleta ainda este ano (e para quem já comprou):…
Será que podemos afirmar que o ponto português mais próximo de Helsínquia é o MMM?…
Infelizmente, a Brompton Week está perto de terminar. Contudo, foi tão positiva que já há…
A Brompton Week continua de vento em popa. Para os que sempre quiseram experimentar um…
Em plena Brompton Week, eis que o Filipe veio levantar a sua nova Brompton. Trata-se…
Quem passou pelo MMM na semana passada, pode ter dado caras com a surpresa que…