O Velho Lau aproveitou uma das cada vez mais frequentes visitas ao Sr. Andrade – quanto menos cabelo tens, mais curto o cortas, já dizia o Bruce – para fotografar a sua velha Raposa, companheira fiel nos últimos seis anos. O trajecto até ao MMM é curto, basicamente uma rua, mas com muitos recantos interessantes e fotogénicos.
A bicicleta, originalmente uma holandesa Olov, foi sofrendo alterações ao longo dos anos, porque a utilização diária e muitos dias ao relento perto do mar, com chuva ou com sol, foram causando estragos. São inevitáveis e são o bom sinal de uma bicicleta muito usada.
Esta alteração que agora mostramos foi a mais radical de todas e foi pouco o que sobrou da bicicleta original. A ideia da transformação foi aumentar o conforto e a segurança. O plano inicial era trocar os V-Brake por travões de cubo, mais fiáveis e previsíveis e instalar iluminação fixa por dínamo, evitando-se os esquecimentos carregamentos diários das amovíveis USB.
Claro que as coisas nunca são assim simples e o desmontar das rodas acabou por revelar uma rachadela num aro, obrigando à substituição dos originais por outros ainda mais resistentes. A forqueta original não conseguia acomodar o cubo e todos os cabos, tendo que ser substituida.
Uma coisa leva a outra e, no final, ficou uma bicicleta nova, com direito a chapa de testa personalizada e pintada à mão pelo Edu.
1: O que sobra da Olov
2: O que já tinha sido mudado ao longo dos anos
3: O que chegou de novo.
A senhora chama-se Raposa Indolente, mas a verdade é que, apesar dos seus mais de vinte quilos, mexe-se muito bem. Quando embalada, poucas a apanham. E trabalha. Muito.
__________________
Nota: esta bicicleta não está à venda.
A Ida é o alter ego de todos nós e é a guardiã do espírito da Gazeta do Ciclista. Pode ser seguida no Instagram.
Esta entrada no blog começou por ser uma retrospetiva do ano transato, mas rapidamente transformou-se…
Esta beleza passou recentemente pela Megastore do MMM. Trata-se de mais um bicicleta personalizada ao…
A bicicleta de sempre, a parecer que saiu da fábrica... O Luís trouxe-nos a…
Boas notícias para quem quer comprar bicicleta ainda este ano (e para quem já comprou):…
Será que podemos afirmar que o ponto português mais próximo de Helsínquia é o MMM?…
Infelizmente, a Brompton Week está perto de terminar. Contudo, foi tão positiva que já há…