2024 começa com um restauro e com uma meia verdade, já que este trabalho começou em 2023 – isto não se faz do dia para a noite. Contudo, o seu término foi este ano.
O Hugo trouxe-nos a bicicleta do avô.
Objetivo: voltar ao passado. Tinha de ficar igual às memórias que tinha do avô na sua velha bicicleta azul. Ficamos com duas opções: tentar recuperar o material original (sendo que parte não seríamos capaz de o fazer) ou substituir por peças novas, o mais parecidas com o original. O Hugo optou pela segunda hipótese e pediu para guardarmos todo o material que não seria usado neste restauro.
Na última foto desta galeria (tirada apenas para nos guiarmos neste trabalho, sem qualquer intenção de ser publicada), a pintura já não era a original. Contudo, as memórias do Hugo eram da bicicleta azul, por isso a decisão estava tomada. Juntos escolhemos o RAL deste azul e mãos à obra.
A escolha das peças também foi um trabalho de equipa. O projeto era do Hugo e o Edu tratava de fazer acontecer. Guiador, selim, punhos, aros… Nós recomendávamos, o Hugo ponderava e tomava a sua decisão.
Uns tempos depois, eis o trabalho final. Não foi uma réplica exata, mas foi tudo o que o Hugo idealizou. Desde a manete do travão até à matrícula, que nos remete a Coimbra.