Este ciclo-monumento chegou hoje à megastore do MMM. Não resisti e estiquei-me um bocado mais no teste desta cargo da Bakfiets, já que o dia estava para isso. Apesar de Matosinhosdam ser muito plano, estava uma nortada que sobe mais do que a Rampa da Escola Normal.
Como tinha há pouco tempo experimentado uma outra bicicleta com o Shimano Steps nesta mesma configuração (ler aqui), com a transmissão Shimano Alfine de oito velocidades (electrónica), quis perceber como é que o mesmo motor se comporta numa bicicleta bem maior e pesada.
Confesso que fiquei ainda mais surpreendido do que no primeiro teste, porque, numa bicicleta normal, a assistência em plano é um pouco contra-natura, levando-nos suavemente só até ao limite dos 25 km/h, que é quando a coisa começa a animar. No caso de uma bicicleta com este volume, a diferença de esforço é mesmo muito grande e a questão do limite praticamente não se coloca, já que se trata de uma máquina feita para andar devagar. A pedalada torna-se tão mais fácil, que até o controlo da bicicleta melhora, o que foi muito evidente no percurso com mais vento de frente.
Depois de testar a Achielle disse que a cidade tinha, de repente, ficado plana, hoje, no regresso da Casa da Arquitectura, percebi que também é possível mudar o sentido à nortada.