O nosso bom amigo Gonçalo trouxe-nos esta beleza para um restauro. Na verdade, não era bem um restauro que era pretendido, já que a bicicleta iria ser devolvida a Almeida, o território de origem, para ser de novo utilizada com alguma frequência.
Da bicicleta original, estava tudo em bastante mau estado, apesar do quadro estar em condições muito aceitáveis. Decidimos começar por aí, com uma boa limpeza e depois recomeçar tudo de novo.
As peças cromadas foram todas substituídas por outras novas, mas as diferenças mais significativas estão nos sistemas de travagem, transmissão e rodas. Os travões originais, de alavanca, foram substituídos por travões de cubo da Sturmey Archer, tecnologia contemporânea da bicicleta mas fabricada nos dias de hoje. A alteração dos travões levou também a que optássemos por trocar os aros originais, sem faixa de travagem, por uns novos de alumínio, significativamente mais leves. Nessa altura decidiu-se também aumentar o conforto da pedalada montando um cubo de três velocidades da mesma marca.
Tudo o resto foram pormenores que enriqueceram a estética da bicicleta, quase todos da Brooks, como o selim, punhos e a pequena bolsa de ferramentas.
A chapa identificativa foi completamente restaurada pelas mãozinhas de ouro do nosso Edu.