A história desta beleza é também ela bonita.
Esta Motobécane chegou-nos às mãos completa, mas em muito mau estado. Veio “oferecida” num lote de clássicas, a maior parte delas em boa condição e que tiveram prioridade nos mimos do Edu. Devem ter sido uns três ou quatro anos pendurada na cave da Megastore do Palácio de Cristal.
Quando cá chegou, a bicicleta veio pintada integralmente à trincha, com poucas peças com a cor original visível. O projeto para o restauro passou por dar prioridade à preservação dos muito elementos originais e distintivos, visíveis em peças como a pedaleira, cachimbos da forqueta, fixações do porta-cargas ou protetor de corrente. Depois de raspar o lixo a tinta que cobria o quadro, conseguimos chegar a este amarelo original, replicado na pintura nova.
A maioria das peças não teve salvação, dado o avançado estado de corrosão. Eram também bastante pesadas e, como a ideia foi sempre a de construir uma bicicleta boa para o dia-a-dia, optámos por utilizar peças novas de estilo clássico, mais leves e resistentes que as de origem, como os guarda-lamas, rodas, avanço e guiador, manetes, etc.
Para a transmissão, quisemos manter o lindíssimo pedaleiro de origem e optámos por um cubo de três velocidades. Quanto à iluminação e selim, porventura os dois elementos mais dissonantes no conjunto, escolhemos soluções económicas (luz LED a bateria) e selim clássico Vitória, sendo sempre possível o upgrade para iluminação a dínamo de garrafa (mais clássica, mas menos eficiente) ou um selim de pele.
O pato? Estamos a pedir 790€