O postal “Manutenção de Inverno” foi adapatado de um outro publicado em Fevereiro de 2015 / Fotografia: o pessoal da Pelago enfrenta intempéries a sério na Finlândia.
Apesar dos dias de sol, o Inverno está aí a todo o gás e não deve faltar muito para a chuva voltar a fazer-nos companhia. Assumindo que não tens medo da água e de uma temperatura um pouco abaixo do normal e tens continuado a pedalar apesar do Verão já há muito nos ter abandonado, voltamos a trazer-te algumas recomendações para a manutenção da tua bicicleta nesta altura do ano tão exigente para as nossas meninas.
Proteger da corrosão
Depois de uma saída com condições mais molhadas, é aconselhável tirar o espigão de selim e deixar a bicicleta de pernas para o ar, para que eventuais humidades possam escorrer. Ao recolocar-se o espigão, este deve ser lubrificado com uma fina camada de massa consistente.
Para levar o cuidado ao extremo, recomenda-se também que não se traga uma bicicleta fria para um local quente. A mudança de temperatura pode levar a que haja condensação dentro dos tubos da bicicleta.
Depois da bicicleta limpa, convém proteger a bicicleta da humidade, aplicando produtos como o Pure Bike Protector da Cordo, com especial cuidado nas zonas em que é menos fácil chegar com as escovas de limpeza, já que essas poderão estar mais desprotegidas depois de uma limpeza menos eficiente.
Este produto e outros específicos para a protecção do quadro são uma ajuda enorme na protecção do quadro e da sua pintura, deixando também a bicicleta com um aspecto limpo e cuidado. As cabeças dos parafusos e outros pontos onde a ferrugem surge facilmente devem ser tratados com óleo, como o multi-usos WD40.
Se as bicicletas estiverem normalmente guardadas ao ar livre, ou em zonas com humidade, a utilização de uma cobertura específica e a inspecção regular são muito recomendáveis.
Limpar a bicicleta, limpar a bicicleta, limpar a bicicleta
Depois de uma saída de Inverno, é fundamental limpar a bicicleta imediatamente. Esta limpeza pode ser feita apenas com um pano, ou com uma esponja e detergente de automóvel, ou então com um produto específico de lavagem de bicicletas (o mais eficiente e rápido). Depois da limpeza e de uma boa secagem pode-se então fazer alguma manutenção preventiva, lubrificação da corrente e outras peças móveis, e da aplicação de um produto protector do quadro ou “polish” de pintura.
Nesta altura do ano convém prestar atenção especial aos rolamentos; devem ser todos revistos no início do Inverno e novamente no fim da época das chuvas, com especial atenção aos cubos das rodas e caixa de direcção.
Um outro aviso: lavar a bicicleta à mangueirada é uma tentação, especialmente em partes menos acessíveis como a zona dos calços ou do eixo pedaleiro, mas tal pode causar problemas de infiltração de água nos rolamentos. O jacto de água deverá ter pouca pressão e nunca será apontado directamente para os rolamentos. Existem escovas com formatos esquisitos que conseguem chegar a qualquer parte da bicicleta e que eliminam a necessidade de um jacto de água com pressão.
Cuidar da corrente
Sabemos que muitos dos nossos leitores e clientes se desleixam um pouco com a manutenção preventiva. Contudo, a limpeza da corrente é um aspecto fundamental para a prevenção de problemas na transmissão. Se no Verão a limpeza e lubrificação da corrente deve ser frequente, no Inverno deve ser extremamente frequente: uma vez por semana não é muito.
Cuidar dos aros
No Inverno, a água e a sujidade nos aros degradam a qualidade da travagem. Recomenda-se, portanto, limpar o aro e a superfície de travagem dos calços depois de cada saída.
Manter os selins de pele
Muitos dos nossos clientes utilizam selins como os da Brooks. O Inverno é uma altura exigente para quem não dispensa o conforto de um selim de pele e é absolutamente fundamental a limpeza e hidratação do selim com um bálsamo específico para o tratamento de peles. Deve-se ter o cuidado de limpar o selim por cima e lubrificar abundantemente o interior pela parte de baixo. Este processo não só vai fazer com que o selim dure uma vida, como o vai tornar cada vez mais confortável e bonito.
O Homem sem um Nome com Três Letras ensina como manter o teu selim de pele neste vídeo.
Como já deves ter reparado, nas Megastores da Velo Culture podes encontrar uma série de produtos específicos para a manutenção e conservação da tua bicicleta. Podes ter aqui uma perspectiva geral do que temos disponível.